Tenho sido questionada frequentemente se não é muito mais fácil gerir o tempo quando se trabalha em casa do que quando se trabalha fora.Ao fim de 15 anos a trabalhar fora de casa, e ao fim de 2 a trabalhar em casa, sinceramente continuo a achar que não. Quando se trabalha fora, sobretudo por conta de outrém, os horários são impostos e infalíveis. Quando se trabalha em casa, por outro lado, há tendencia para fugir a horários e rotinas. Tudo é motivo para parar o que se está a fazer. É a toalha do banho que ficou pendurada na cabeceira da cama, é aquele vidro que está cheio de dedadas, é o fato de treino do filho mais novo que tem de ser lavado para a aula de ginástica de amanhã...uma ida ao veterinário, mais uma ao pediatra...e entretanto já são horas de voltar á escola para ir buscar as crianças!!!É mais complicado, sem dúvida. Mas muito mais gratificante. Como mãe, acompanhar o crescimento dos meus filhos a par e passo é o meu objectivo principal. Em casa tento ao máximo cumprir rotinas para todas as tarefas domésticas. Mas quando o trabalho aperta, é muito complicado...
Por exemplo esta semana tivemos aqui pelo campo grandes contratempos: uma mão partida que envolveu uma intervenção cirúrgica, e como fruto deste carnaval friorento, uma amigdalite. Claro que esta ultima foi bastante mais fácil de "gerir", sobretudo porque o acesso aqui no campo ao Centro de Saúde não demorou mais do que 20 minutos...ainda há sítios a funcionarem bem!!!! Mas claro que tudo isto envolve tempo, físico e psicológico...(não é á toa que se usa o termo "mãe a tempo inteiro"). Resultado: encomendas em "stand-by", roupa amontoada á espera do ferro, refeições "nada saudáveis", mas bastante mais práticas, e cansaço a triplicar!!!
Por isso respondo a quem me tem posto esta questão. Se é mais fácil? Não acredito. Mas acredito que muito mais compensador, sem dúvida!!!
Bom fim de semana!!!