segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ainda em Janeiro…

Ainda em Janeiro, é tempo de começar a pensar em organizar o tempo de maneira diferente.

Sinto que depois da chegada do Bubas, as rotinas cá por casa mudaram um bocado, e assim, as coisas começaram a ficar mais desorganizadas. Sou muito metódica, e daí, quando algo começa a falhar, sinto que me está tudo a fugir por entre os dedos…Gosto de ter tudo limpo e arrumado, e só depois disso dedicar o tempo a outras coisas. Gosto de gerir o meu tempo de maneira a conseguir receber os meus filhos depois da escola, sem ter de olhar para o relógio e ir a correr para a cozinha fazer o jantar. Mas por vezes toda essa gestão começa a falhar, e é tempo de mudar. Ou pelo menos de as ajustar.



Tenho muita necessidade de organizar, se sentir tudo certinho, mas por vezes com duas crianças e um cachorro em casa, com horários a cumprir, compras a fazer, roupa para tratar, casa para limpar, 2 refeições diárias para fazer, mais cão para tratar …não é fácil!

Assim, mostro aqui algumas coisas que gostava de tornar possíveis em 2011 (ou pelo menos de as cumprir mais á risca para que funcionassem melhor!):

(todas as imagens tiradas da net)


1. Limpeza : gostava que aquela sensação de casa acabadinha de limpar durasse a semana toda, e não só aquela hora imediatamente a seguir… mas prometo que vou mergulhar na limpeza semanal, criando mesmo um dia fixo para tal, e mantendo-o sem qualquer fuga possível…

2. Roupa: que se sujasse menos, mas uma vez que aqui pelo campo não é possível, então tenho de dedicar mesmo um dia para a roupa, e não desligar o ferro enquanto o cesto ainda tiver roupa para engomar…sem qualquer tipo d desculpas!



3. Crafts: dedicar pelo menos uma tarde por semana a fazer qualquer coisa para a casa: almofadas, guardanapos, toalhas, individuais, são algumas das coisas que preciso fazer. Se for na companhia da filha, ainda melhor!
4. Cozinhar: receitas diferentes pois cá em casa já anda tudo farto das lasanhas, bacalhau com natas e afins.
5. Acabar de decorar a casa, e uma vez que esta primavera vai ter de ser pintada, vou “regressar” ao eterno branco na casa toda. Nas paredes e nalguma mobília, o branco vai dar uma leveza especial á minha casa, sobretudo á sala. Sempre sonhei com uma casa branca!
6. Livros: faço votos que a “contenção” acabe depressa ou a minha wishlist na TheBook Depository estoira!!!



7. E porque o ar aqui no campo é mais puro, dedicar mais tempo ás actividades em família no exterior,sobretudo organizar picnics , e caminhadas.

Enfim, estes são só alguns votos…
Boa semana!



6 comentários:

Romy disse...

Bom dia,

Espero que consiga reorganiazar o seu dia-a-dia, é que realmente com crianças e cachorro não é fácil :)

Flor de Alfazema disse...

Só mesmo super mulheres dão conta de tanta coisa para fazer ao mesmo tempo... Sei muito bem o que é tomar conta de uma casa e tudo mais. FELICIDADES! Umdianocampo.blogspot.com

Sonia disse...

espero que consigas organizar tudo a que te sprõpoes eu não sou muito metódica e ás vezes fica meio complicado dar conta de tudo

Ana Burmester Baptista disse...

A sensação de ter as coisas a fugir das mãos porque não consegues manter a tua rotina é horrível. sei porque também sou assim: tenho de ter dias fixos para as coisas, só faço o que me diverte depois de ter o que me aborrece feito para assim estar "a curtir" sem ter de me massacrar com pensamentos de "ainda tenho que fazer...". Pior! A minha vida ao acordar´funciona sempre da mesma maneira; se inverter a ordem dos factores já me sinto perdida!Mas vai documentando essa tua gestão de tempo para me inspirares e dares ideias!!!

Mãe da Rita disse...

Eu arranjei uma agenda este ano :-)
Todos os dias aponto o que tenho para fazer no dia seguinte (a lista já está enorme :-)
Também gosto de ter tudo organizado e controlado e quando as coisas me começam a fugir do controlo entro em stress.
Uma coisa que me tem ajudado é fazer uma ementa semanal. Fiz uns mapas que imprimi e que tenho na cozinha e depois é só seguir por ali. Dá para organizar melhor as compras e perco muito menos tempo a tentar decidir o que vou cozinhar.

Ana V. disse...

Essa lista é super exigente e não acredito que consiga ser cumprida.

1º- Os cestos da roupa quer a da suja quer a da para passar a ferro não têm fundo principalmente com crianças e animais e a viver no campo.Eu não vivo no campo já não tenho crianças pequenas,somos 4 adultos, e continuo sem ver o fundo aos cestos.

Quanto à limpeza cumpre mesmo 1 dia /semana, quem adora ordem e asseio nunca pára.Há sempre qualquer coisa para limpar e quer tu queiras quer não, só tu é que vais reparar o resto do pessoal não repara em nada.

Uma tarde semanal para os crafts acho pouco, gosto de ver as tuas criações e penso que consegues arranjar mais um tempinho para prazer de quem aqui vem espreitar.

Quanto à decoração da casa essa tb não deve ser concluída as casas merecem ir sendo decoradas para que haja sempre qualquer coisa de novo para nos alegrar a alma até porque nós que estamos muito em casa precisamos dessa mudança. Aqui os crafts podem dar uma ajuda grande.
Quanto à casa toda branca não é surpresa pois pelos blogs que lês vê-se que és adepta do estilo nórdico, tb gosto.

Quanto à contenção acabar hum!hum! não me parece que esteja para breve e acho que as nossas wishlist vão mesmo estoirar a menos que saia o totoloto hehehe.

Por fim saídas pelo campo e picnics acho uma excelente ideia.

Força vou ficar atenta às novidades para ver como vai o cumprimento da lista. Eu nunca consegui concluir as minhas por isso já desisti de fazê-las.

Aquele dilema, ter de fazer/prazer, está sempre presente nas nossas cabeças de donas de casa organizadas e criativas que gostam de fazer coisas.

Boa sorte.