quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Leituras…

Quem me vem seguindo nesta minha nova “vida” aqui pelo campo, sabe que adoro livros.

Desde muito pequena que gosto de ler, e  sobretudo de livros com boas fotografias, de casa e decoração, de viagens, enfim…

Acho que consigo ter livros em todas as divisões da minha casa. é uma paixão, da qual não abdico!

Como era de esperar, esta paixão também já passou para os meus filhos, que não dispensam uma leitura antes da hora de adormecer.


A C. “devora” livros, sobretudo da Enid Blyton, imaginem só …que saudades que isso me traz d”os Cinco”. Tem de ter sempre livros á cabeceira, e só consegue adormecer após uns minutos de leitura.


E depois destes anos todos consegui agora passar para ela o gosto de uma outra colecção também da Enid, que em pequena segui minuciosamente : “ As Gémeas no Colégio de Santa Clara”. Lembram-se? Esta é a nova versão, muito mais actualizada. Mas igual áquela que tantas horas me acompanhou há 30 anos atrás!





O L. que apesar de ainda não estar no 1º ciclo também já lê. E quando eu digo que já lê, é porque já lê mesmo. Aprendeu sozinho. Nunca incentivei muito isto pois acho que tudo na vida tem a sua hora certa para se aprender, mas o que fazer quando uma criança de 5 anos já mostra interesse e mesmo sozinho consegue alcançar o que quer?



Na sua cabeceira está o famoso coelho Félix de Annette Langen. Mas este eu não dispenso de lho contar todas as noites. Uma carta por noite, e o meu pequenote adora!

 

Pois na minha cabeceira estão 2 livros (um) ainda por ler da Elizabeth Adler. Muito suaves, de leitura simples, românticos e com lindas descricões de paisagens,  perfeitos para ler antes de adormecer.


E vocês? O que estão a ler?

beijinhos





13 comentários:

Margarida disse...

Eu adorava os livros da Enyd Blyton e os que mais me prendiam era a colecção do "Colégio das Quatro Torres", talvez por também frequentar um colégio de raparigas imaginava que tudo aquilo se poderia lá passar. Li-os vezes sem conta e lembro-me de rir perdidamente com as aventuras das personagens - a minha avó ralhava comigo, 1. porque lia demais, 2. porque ria sozinha eheheheh
Agora ando a ler A Profecia Celestina - o primeiro livro que leio do género, já que não sou muito dada a estas coisas :-)))

Sonia disse...

eu tb sou louca por livros-o que acabei agora era desta escritora-"verão na Riviera" agora comecei "desaparecido " de Susan Lewis este anda comigo para todo o lado -e á cabeceira tenho o "projecto felicidade".
Boas leituras:)

ana disse...

As Gémeas!!!!!!! Eu adorava esses livros!!!! Que fantástico eles voltarem à luz da ribalta...
Pois por nossa casa é um pouco como a sua: muitos livros por todo lado; e os filhotes a herdaram os n/genes de leitura: ele, como já anda no 4º. ano, lê sempre que pode, mesmo! até nos intervalos das aulas; ela, que está no 1º. ano, mas que antes, mesmo não sabendo ler não dispensava a sua leitura... de ilustrações... antes de dormir.
Neste momento na minha mesa de cabeceira está o 2º. e até ao momento último livro de Ildefonso Falcones: A Mão de Fátima. Estou a gostar bastante, apesar de ser um tema e uma época bastante difícil e dramática, mas que aconselho bastante.
Maçã na Areia

3 Gatos Miaus disse...

Hello, só à pouco tempo descobri o eu blog do qual fiquei fã e adicionei ao meu blog tb.

Em relação a leituras: lógico q me lembro d'os cinco, das gemeasssssss.... tb leio todos os dias ao meu pimpolho q ainda n tem 2 anos mas q já n passa sem uns minutos de leitura antes de beber o leitinho antes da cama.

Neste momento estou a ler Retrato a Sépia da Isabelle Allende e estou a adorar.

Prometo passar mais vezes.

Cláudia

Ana V. disse...

Adoro ler e quando me falta um livro sinto-me um pouco perdida, gosto de romance histórico. Já li de tudo um pouco neste momento estou a ler a "Fúria Divina" do Rodrigues dos Santos que comprei numa feira a metade do preço. Ler é um vício fantástico o meu problema neste momento é onde guardar os livros, gosto de ficar com eles mas falta-me espaço e já andam distribuídos por várias casas.
Na infância foi a Anita, na adolescência os cinco e os 7,toda a colecção vampiro e Agatha Christie.

Quanto às fotos tens de ter cuidado, para as usares convém pedir autorização ao autor das mesmas.

SofiAlgarvia disse...

Eu devorava tudo, passei por todas as colecções da Enid Blyton, depois a "Patrícia", a "Astrid", os livros da Condessa de Ségur e outras semelhantes. Cresci e ataquei a Agatha Christie e o Earl Stanley Gardner e quando cheguei à faculdade continuei com os clássicos da literatura inglesa e alemã.
Agora (se me fores espreitar, vais perceber) que estou colada ao "Happiness Project", tal como a Sónia aqui em cima, mas na versão inglesa (são vícios que me ficaram da faculdade - ler as obras na língua original, sempre que possível!)
:)

Tina disse...

Tambem sempre gostei de ler, e meus filhos me seguiram...são ávidos leitores...
O que me tem acalentado e feito meu sono chegar, é a leitura de "Minha Vida de Menina" de Helena Morley...delicioso!!!
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

AB disse...

«Como Água para Chocolate», de Laura Esquível, sem dúvida o meu livro preferido. Tb adoro livros de arte, com fotografias bonitas, ou tb de decoração. Adorei a decoração dos quartos!!! :-) Ana B.

Velud'arte disse...

Para dizer a verdade, ler grandes livros cheios de letras, nunca foi a minha perdição...
Gosto sim (como tú) de livros de decoração, com fotos lindas de casas, livros de receitas...tenho alguns e devoro-os com frequência, mesmo a ver sempre os mesmos livros, encontro lá sempre mais qualquer coisa que das vezes anteriores me escapou!
Gosto de livros de dicas, como o livro do stress, da inteligência emocional... etc que se pode escolher o capítulo a ler naquele momento.
Para mim romances... Nicholas Sparks.

Parabéns, pelas vossas mesinhas cabeceira, os quartos só podem estar um sonho!
Um dia tens que levantar mais um bocadinho do véu do quarto da tua pequenina :)

Concha disse...

Eu ADORAVA os livros da Enid Blyton!

Coração de Tangerina disse...

Neste momento a reler Jane Austen e o Sensibilidade e Bom Senso. Sabe tão bem :)

Ana disse...

Amei seu blog! Serei seGUIDORA. Espero uma visitinha sua "lá em casa"! Abraços

Só Sedas disse...

Gostaria de começar o meu comentário referindo-me ao seu nome mas não o encontrei por isso que tal um "Querida mãe tmepo inteiro:"?

Não é a primeira ves que comento o seu blog ma sé a primeira vez que o leio desde o inicio. Quis saber como é que tudo começou! :)

Parei neste post porque achei lindissima a coincidência dos livros de leitura não tanto pelas gêmeas (que menina de 10 anos não terá lido pelo menos 1 livro da Enyd) mas sim depois quando vi o Cartas a Félix, que a minha irmã me ofereceu como detalhe pelo meu aniversário há uns anos atrás (por causa de uma brincadeira nossa). Bem, continuo com a minha leitura a dorar o seu modo de viver. Entretanto vou-me perguntando como é que teve coragem...? Às vezes penso que no futuro gostaria de fazer o mesmo mas tenho medo de me arrepender e voltar atrás é mais dificil do que ir em frente. Desejo-lhe as maiores felicidades!

Mariana