domingo, 21 de agosto de 2011

é tempo de regressar!!!


Agora que as férias acabaram, é tempo de voltar!


É tempo de começar as grandes limpezas e arrumações, para começar a escola com tudo organizado.
Aprendi bastante com um livro  (Organized Simplicity) que comprei há uns meses, e sigo-o sempre que posso. É fantástico e muito simples de seguir.

É tempo de  fazer listas com tudo o que falta, para que o ano comece da melhor maneira.

 imagem tirada do blog " Simplify"

Há dois anos que optei por comprar lápis e canetas de marcas boas, pois apesar de serem mais caros, acreditem que duram muito mais. Os lápis de cor  e canetas de feltro da C. , marca Staedtler , Triplus ( canetas) e Ergo Soft (lápis de cor) ainda estão optimos, e assim vou optar pelos mesmos para o mais novo.
Acreditem que experimentei muitas marcas baratas, e os lápis passavam a vida a partir, e as canetas não duravam nada!

Fizemos uma gaveta para cada um, com os livros e material ainda em bom estado do ano anterior.  Ao longo do ano, vou sempre comprando packs de canetas esferográficas, borrachas, lápis de carvão ( há uns anos que optei pelos Maped, Black Peps Triangular, e são optimos. Assim, quando chega esta “dolorosa” altura, custa muito menos, pois as gavetas de material estão bastante “compostas”.

Esta semana vou começar pela cozinha. Arrumar gavetas, dispensa, frigorifico e armários.
Há muito que uso uma solução de 2 partes de vinagre para 4 de água, com sumo de um limão. Resulta  muito bem, tira a gordura, as bactérias, limpa e apesar de deixar um pouco o cheiro a vinagre, este desaparece depressa. Dá para aplicar em quase tudo.
Depois são os quartos. Retiro tudo o que não pertence ao mesmo,  arrumo, limpo.
Sala...a minha é grande mas raramente tem tralha dos miúdos. Há muito que deixaram de semear  brinquedos pela casa.
Casas de banho: gavetas, armários , e loiças. Uso lixívia para desinfectar e tirar  algum bolor que se tenha formado nas paredes do duches.
Há pouco tempo li que uma maneira barata e inteligente de limpar o chão da casa, era em vez de usar  detergente para as madeiras do chão, diluir uma tampa de amaciador da roupa, na água. Experimentei e gostei. Além de limpo, deixa a casa com um cheirinho muito agradável (usei o amaciador de Jojoba do Jumbo).

Enfim...uma semana cheia de trabalho, mas  que depois sabe bem ver tudo no lugar!
E vocês, como preparam o novo ano escolar?



15 comentários:

Unknown disse...

Como acho a organização de uma casa algo muuuito importante, aprecio suas dicas e sugestões, sempre tem informações úteis!...

Unknown disse...

só de ler já fico cansada!!! como eu gostava de ser assim organizada. mas um dia eu chego lá :))
bjs e bom ano escolar!!!

Mona Gouvea disse...

Adorei as dicas,hoje comecei a faxinar gavetas,só que tenho que esperar as chuvas,muita poeira,abraço.

Velud'arte disse...

Bom trabalho.
Gostei muito das dicas! Obrigada.

M. disse...

Espero vir a ser assim um dia. E obrigada pela dica das canetas e lápis. A minha saga escolar começa este ano (pré) e mais a sério no próximo ano e vou ter isso em conta, muito obrigada.
Boas arrumações :)
Bjs
Márcia

Lúcia disse...

Olá, eu tbem vou optei por lápis e canetas de marca optei por carandache,as esferograficas são maped, de facto são mais caras mas compensa pois são muito boms.
Eu não gosto de esperar pelo mês de setembro para comprar o material, assim já vi o que dá para aproveitar do ano passado, hoje já fomos comprar a mochila, amanhã irei ver se os livros já chegaram, e para setembro ficam os cadernos e roupa, temos que dividir os males pelas aldeias :-)

Ana Burmester Baptista disse...

Cheguei ontem de férias (e ainda estou de férias na próxima semana) e hoje já comecei por descongelar o frigorifico e o congelador. Vou passar a semana assim, a seguir esse livro fantástico que é um verdadeiro vicio.....E se o tempo se mantiver manhoso, acho que até vamos conseguir pintar a sala!! Boas arrumações!

Naná disse...

Comprei o livro, seguindo a sua sugestão e estou muito surpreendida pela positiva. Estou a adorar!
Gostava de ser assim férrea na organização, mas sou mesmo uma desleixada... vou ganhando alguma inspiração aqui!

cesto da roupa disse...

Boas arrumações!!!muito obrigada pela partilha das dicas!

Elisabete disse...

Olá! Também sou adepta do vinagre, do sumo de limão e do sabão azul e branco! Uso para quase tudo e gosto bastante!
Boas limpezas!
Depois de tudo limpinho, compensa o esforço, não é?
Um beijinho,
Elisabete

Anónimo disse...

Já conhecia o livro, mas só quando li este post é que me decidi a encomendá-lo. Chegou hoje, já estive a folheá-lo e parece-me muito interessante! Eu já sou organizada o suficiente, mas gosto sempre de aprender novas técnicas e melhorar a minha organização do dia-a-dia. Muito obrigada pela dica do livro!
bj
rita

Anónimo disse...

Olá Mila, obrigada pela visita! Respondi-te lá no meu sítio.
bj
rita

Anónimo disse...

Costumo ler regularmente o teu blog, mas penso que nunca comentei.Encontro sempre boas inspirações quando passo por aqui, a minha casa actualmente ainda é um pouco desorganizada, muitos brinquedos pelo chão, mas acaba por ser muito vivida.
Normalmente compro os livros escolares em Agosto e o material escolar em Setembro e também prefiro investir na qualidade, pk material barato não dura nada.Quero acreditar que muito do material do ano lectivo passado vai puder ser utilizado este ano, mas só o saberei quando as aulas começarem, já que este se encontra na escola.E é isto!

Luciarts - Artesanato disse...

olá.
Passei a seguir o seu blog atraves do flickr e acho piada porque apesar de todas (mulheres) sermos diferentes em muita coisa acabamos por ser parecidas, e muito!!!, no que toca às limpezas. Só entrei de férias hoje e faço intenções de, na próxima semana fazer as limpezas divisão a divisão. É que, esta semana, é a única semana que o marido vai ter férias, já que é táxista e só íniciou esta actividade o ano passado e temos de aproveitar para estarmos todos juntos. Estamos no ínicio desta actividade e as coisas não estão fáceis... As suas dicas são óptimas e vou aproveitar algumas. Em relação ao material só caí no erro de comprar material barato no 1º ano ... foi só gastar, e gastar e gastar... a substituir o material que se ía comprando ( o barato sai mesmo caro!).

Bj e boa semana,
Lucia

ema disse...

Olá!
Encontrei o seu blog por acaso... quando procurava dicas de organização!
Parabéns!
Adorei a dica do amaciador, vou experimentar.
Bom fim-de-semana,
Ema