sexta-feira, 4 de março de 2011

Fim de semana prolongado***

Se há semanas que parecem não dar para nada, seja por falta de tempo, seja por falta de “ânimo”, esta , para mim, foi bastante produtiva, sobretudo gastronomicamente falando. Já tinha descoberto os blogs da “colher de pau”,mas só agora tive tempo de os seguir minuciosamente. Fiquei de tal maneira fã, que comprei o livro dela, “feito em casa”. Além das receitas fantásticas, práticas muitas fazem lembrar os petiscos da minha mãe), tem também muitas dicas de economia doméstica, o que nos dias que correm, são sempre de grande utilidade.


Apesar de não ser grande adepta de fazer pão em casa, pois tenho pão “caseiro” feito mesmo ao pé de casa, resolvi experimentar um famoso pão que circula em toda a blogosfera culinária, Artisan Bread in Five Minutes a Day , e nunca pensei que fosse tão fácil, e saboroso. Para quem quiser experimentar aqui vai a receita, tirada daqui:

Ingredientes :

• 6 ½ copos de farinha de trigo

• 3 copos de água morna

• 1 ½ colher (sopa) de fermento biológico seco

• 1 ½ colher (sopa) de sal grosso

• farinha de milho para polvilhar q.b.


(Esta quantidade dá para 4 pães pequenos)- eu fiz dois médios.

Num recipiente de plástico grande, misture muito bem todos os ingredientes com uma colher de pau e tape o recipiente. Deixe a massa descansar 2 horas e guarde-a tapada no frigorífico (esta pode conservar-se até 15 dias no frio).
Quando decidir fazer o seu pão, retire o recipiente do frigorífico, e com as mãos enfarinhadas pegue num pedaço de massa e corte com uma faca. Volte a guardar o que restou para usar duma próxima vez.
Com o pedaço da massa que retirou, com as mãos enfarinhadas, dê-lhe a forma duma bola dobrando as bordas da massa para dentro, tendo o cuidado de não apertar muito a massa para que esta não perca o ar que se formou dentro dela.
Deixe repousar, à temperatura ambiente, durante pelo menos 40 minutos, numa superfície polvilhada com a farinha de milho (deixei repousar já no tabuleiro que levei ao forno).
Polvilhe o pão com um pouco de farinha de trigo e faça uns cortes na massa para que esta abra durante a cozedura.
Pré-aqueça o forno e coloque no fundo do mesmo um tabuleiro com água (usei água a ferver), para que o pão coza com vapor.
Coloque o pão no forno bem quente e deixe cozer durante aproximadamente 30 minutos”





Usei farinha de trigo vulgar sem fermento, e usei aquelas saquetas de fermento. Para quem já experimentou fazer pão em casa sem a máquina, e ficou frustrada com os resulatados, como eu, aconselho vivamente a fazer esta receita. É do mais simples que há, e o pão sai uma perfeição, já para não falar no cheirinho que deixa pela casa…o meu primeiro pão não durou muito…comeu-se todo antes do jantar, acabado de sair do forno, barrado com manteiga….hummmmmm….uma delícia! E ainda tenho massa no frigorifico, para fazer quando quiser! É engraçado, pois tenho máquina de fazer pão, e curiosamente nunca a usei…e duvido que depois desta receita a vá usar alguma vez!

Fiz bolo mármore: a minha receita base é sempre a mesma, o bolo de yogurt (receita bimby), mas no final, deito ¾ da massa de bolo de yogurt dentro da forma, e ao resto que ficou na bimby, acrescento mais ou menos 150gr de chocolate em pó (uso o chocolate para o leite da Cadbury). Mistura-se mais 6 segundos na velocidade 3, e já está. Deita-se por cima do preparado anterior (já na forma), e com o cabo de uma colher vai-se fazendo uns zigue- zagues de modo a formar “esses” na massa, sem a misturar. Fica sempre fofo e saboroso! Qualquer receita de bolo de yogurt pode ser adapatada.


 
Cá por casa temos de ter sempre bolo ou bolachas caseiras para os lanches e pequeno almoço. É uma alternativa aos produtos comprados. Sai mais barato, sabe melhor, e sabemos sempre o que estamos realmente a comer!

Fiz as bainhas dos fatos comprados para o Carnaval dos miúdos (se soubessem o que eu detesto esta altura…), limpei a casa (esta semana com kilos e mais kilos de pêlos do Bubas), fiz almoços e jantares, nos quais fiz uma receita que há muito que não fazia, “ovos verdes com bechamel no forno” ( uma alternativa á receita tradicional em que se fazem fritos dada pela minha querida Judite, que os fazia muitas vezes para os nossos jantares ainda em Lisboa), passei a roupa amontoada há uma semana no cesto, … a minha filha fez 3 almofadas que vieram dar mais um bocadinho de cor ao meu velho sofá, e…estou pronta para o fim de semana!!!


BOM FIM DE SEMANA A TODAS - o meu vai ser prolongado e com a família toda de férias de Carnaval!!!!

7 comentários:

Isa disse...

Adorei as tuas almofadas mas é verdade que sou fã dessas cores. Bom fim de semana de Carnaval, que também detesto e aqui na minha zona vive-se em grande!!!

cesto da roupa disse...

Bom fim de semana! muito obrigada pela partilha das receitas !
As almofadas dão um ar muito alegre e confortavel ao sofá ( sou fã de quadradinhos!), simples e muito alegre.

Velud'arte disse...

Desejo uns excelentes dias em família a saborear essas iguarias.
Beijinho.

remall disse...

Que semana produtiva e feliz, pois quando cuidamos da casa e alimentamos os que amamos, na verdade estamos alimentamos o amor no coração e na alma.
Isso sim que é felicidade !

bom final de semana.

Céu disse...

A receita do pão realmente parece super fácil! Sem dúvida uma ideia a experimentar ;)
Bom fim-de-semana!

SofiAlgarvia disse...

As almofadas estão muito simples, mas são o suficiente para alegrar o sofá.
O pão, é um caso a experimentar!
Bom fim-de-semana!

Helena disse...

Também ja o fiz e fiquei fã... é muito simples e em casa todos o adoraram...
Quando ao seu bolo marmore não sabia dessa receita, acho que vou experimentar também... As almofadas estão lindas...
Bom Carnaval