Recebi alguns emails a perguntar como organizo as minhas semanas. Não sou diferente de qualquer mãe a tempo inteiro, mesmo assim o tempo “escapa-se-me entre os dedos”, e dou por mim com tudo por fazer. Quem tem filhos sabe bem o que isso é. E quem tem filhos e trabalha fora de casa (como eu há um ano atrás) ainda sabe melhor.
Tudo passa por uma boa gestão do tempo e organização. Eu tenho de escrever tudo, para me conseguir orientar. E acreditem que fazia as mesmas coisas quando estava a trabalhar. É só uma questão de organização.
Assim, organizo as minhas semanas da seguinte maneira: destino dias especificos a cada tarefa, como o dia da roupa, o dia da limpeza semanal, …como vão ver:
tirada da internet
2ª Feira - cozinhar para a semana. Tento sempre fazer coisas que se possam congelar em parcelas. Isto facilita muito a minha vida, pois tenho sempre refeições “para 4” congeladas. Não custa nada e o tempo que se perde a fazer uma bolonhesa grande por exemplo, é o mesmo que se demora a fazer apenas uma pequena. E no caso da bolonhesa tenho sempre uma base que serve para imensas receitas. Assim faço em doses maiores e congelo em parcelas. Tenho sempre á mão. O mesmo acontece com o bacalhau com natas, por exemplo. Em vez de uma travessa grande, faço duas pequenas e congelo. Assim não temos de comer restos, e ganho outra refeição para mais tarde.
As segundas também são o dia que dedico para ir aos Ctt enviar as encomendas da
Homemade. Faço sempre um bolo e bolachas ou biscoitos para os pequenos almoços e lanches dos miúdos.
tirada da internet
3ª feira- Dia da roupa
Como faço máquinas de roupa diariamente, tenho sempre muita roupa para engomar. Á terça é o dia que destino á roupa. Tanto para engomar, como para tratar de peças á mão.Brrrrr, é o que não gosto mesmo de fazer!!!!
4ª feira – Estou no meu estúdio, quer a organizar, a arrumar ou a trabalhar nas encomendas da
Homemade. E acreditem que há sempre tanto para arrumar…
5ª feira – Limpeza geral
Começo pelas casas de banho. Enquanto “borrifo” tudo para desinfectar, vou limpando o pó da casa. Depois aspiro. Não tenho muita paciência para tratar de um quarto de cada vez. Limpo o pó da casa toda e de seguida aspiro tudo. Regresso ás casas de banho e á cozinha para acabar a limpeza. Depois de tudo lavo o chão com detergentes específicos para os dois tipos de piso que tenho. No fim, lavo os vidros por dentro e por fora.
6ª feira- “baking day”
Com a casa limpa (ou pelos menos com a tentativa disso), dedico este dia a fazer bolos e as sobremesas para o fim-de-semana. Faço iogurtes caseiros.
Também é o dia que faço a ementa semanal (de sábado a sexta), e arrumo a despensa para poder organizar correctamente a lista de compras.
imagem tirada da internet
Ao Sábado vou ás compras. Sim sou louca. Estou a semana toda em casa, e vou ao supermercado ao Sábado. É uma rotina que criei e gosto. Como onde vivo não há grandes multidões, não me preocupo, e faço as compras á vontade! É também o dia que gosto de cozinhar com os meus filhos…sobremesas, bolachas, e agora o ultimo vício: decorar bolachas! Estão a ver porque é que a minha cozinha é a alma da casa? É mesmo onde passamos mais tempo!
E ainda todos os dias:
-fazer as camas
-arejar todas as divisões
- andar de quarto em quarto a apanhar o que está a mais (a toda a hora)
- passar a mopa no chão para tirar o pó e os (imenssssssos) pelos do Bubas
-lavar as casas de banho
- fazer almoço e jantar
- fazer máquina de roupa e estender a mesma
- organizar a roupa dos miúdos para o dia a seguir (deixar tudo pronto de véspera é essencial)
- regar o que (ainda) tenho no jardim
- limpar a cozinha
- encher o cesto da lenha (nos dias frios) e limpar as cinzas da lareira
-dar um passeio e fazer exercício com o meu Bubas
-e muitas coisas mais que me esqueci e que vão aparecendo!
Como vêm deixei de trabalhar fora de casa, mas raramente estou parada.
Acreditem que me sinto muito mais cansada do que quando estava a trabalhar. Mas é um trabalho para mim, e para os meus. E não há nada mais gratificante do que isso e do que poder acompanhar os filhos passo a passo, diariamente. Gosto de ter tudo organizado até ao fim de semana. Adoro a vida que tenho e não a troco por nada!
Bom fim de semana!!!