quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Missão Organização - Cozinha

Esta semana foi a vez da cozinha.
Cá em casa a cozinha é o centro de tudo. Tudo se passa na cozinha. Desde refeições, a trabalhos de casa dos miudos, esta é a divisão mais usada da casa por todos.

Comecei pela dispensa e pelo frigorífico. Tudo para fora! Prateleiras limpas. Volto a colocar tudo dentro, mas desta vez tudo em ordem.




Gosto bastante das caixas do Ikea para organizar o  frigorifico, nomeadamente para guardar iogutes, queijos, manteigas e margarinas. Assim, fica tudo no lugar.

Na dispensa, tenho uma prateleira reservada apenas para os lanches da escola dos miudos, o que torna a tarefa de preparar as lancheiras bem mais fácil.



Num dos armários baixos,mais á mão, resolvi organizar uma prateleira somente para os acessórios e ingredientes para bolos e bolachas, que tanto uso têm cá por casa!


A cozinha já está!!!!
Proxima semana: Armario dos medicamentos e Caixa de primeiros socorros.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A não perder!!!!

Para quem é fã das arrumações, organizações e afins não pode perder esta promoção da Staples : uma impressora de etiquetas autocolantes!!! Vale a pena e ajuda que se farta!


Por 16€ na Staples! E esta já está farta de trabalhar!!!!!



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Missão Organização: semana 1 - o "comando central"

Comando central
Tempo aproximado: 1 semana

Acho impensável começar este processo de organização da casa, sem passar primeiro pela organização da nossa cabeça e da nossa vida. 
Por muitas coisas que tenhamos para fazer, temos de ter sempre o controle do nosso tempo e da nossa vida.
Por isso, e para começar, decidi criar um "comando central". Tive a ousadia de "roubar" o termo aos americanos, porque acho que se aplica muito bem ao que vou aqui mostrar.



Um "comando central" não é mais do que um pequeno cantinho, estrategicamente colocado á vista de todos, onde temos todas as "ferramentas" para organizar os nossos dias. 
Eu sou um bocado (muito, mesmo) fanática por blocos, caderninhos e agendas. Anoto tudo. Faço listas de tudo. Assim aqui deixo a minha dica para a organização deste comando central:

Arrange um pequeno cantinho na cozinha, por exemplo", onde vai colocar blocos de notas, lápis e canetas, envelopes para ir colocando todas as facturas e contas, uma capa (para ir colocando correspondência antes de a arquivar) e um dossier.

Neste dossier devem constar:
 - todos os dados da família...desde contactos, alergias, números de identificação,  ...enfim, tudo o que achar que pode ter sempre ali á mão;
- ementas semanais - acho imprescindível a elaboração prévia das ementas, até para facilitar as idas ao supermercado;
- listas de compras (sejam elas de supermercado, farmácia, lista de compras sazonais para as crianças, ex: material escolar, roupa....);
- check lists de supermercado e farmácia
- horários escolares
- contactos telefónicos de urgencia (policia, bombeiros, água, gaz, electricidade, pediatra, ginásio, veterinário,...)
- Ideias de refeições possíveis (para facilitar a elaboração das ementas semanais)
- Aniversários e ideias de presentes (eu tenho uma lista com ideias de presentes para cada idade. Ajuda bastante)




Arranje também um planner semanal, que poderá imprimir e emoldurar, tornando-o reutilizável por muito mais tempo. Escreva por cima do vidro com uma caneta de acetato, e apague no final de cada semana.
Eu planeio sempre a minha semana ao Domingo,  e tenho tudo visível, pendurado na cozinha. Aqui anoto tudo o que temos para fazer nessa semana, desde aniversários, consultas, a actividades da escola....


Espero que tenha para vocês a mesma utilidade que tem para mim!
Boa Organização!!!!!!


Para a semana: Cozinha
tempo previsto aprox: 2 semanas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Missão Organização***

Sempre que se aproxima a Primavera, começa a vontade das grandes limpezas, mudanças e organização...posso dizer que sou fanática, mesmo doente, por organização!
 E este ano não é excepção!
 Juntamente com uma amiga, decidimos começar a Missão Organização!
A primeira etapa é a criação de um "comando central". Um cantinho onde constam os dados, calendários, ementas semanais, listas, tudo o que é preciso ter sempre á mão e á vista!!! Quem se junta a nós e mostra como se organiza neste aspecto? (quem se quiser juntar, basta deixar aqui o link nos comentários)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

atarefada...a chamar pela Primavera!!!!

Mais umas clutches acabadinhas de "sair do forno"...frescas, coloricas, práticas e lindas!!!!



Mais aqui na loja ou aqui no Facebook.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

da viagem...


Colónia, Bona, Luxemburgo, Champagne, Biarritz...







Lisboa/ Colónia de avião e o regresso foi feito de carro por cidades lindas, cheias de neve, carregadas de história e de gastronomia fantástica!!!!


domingo, 3 de fevereiro de 2013