sexta-feira, 1 de abril de 2011

Organizar a semana***

Recebi alguns emails a perguntar como organizo as minhas semanas. Não sou diferente de qualquer mãe a tempo inteiro,  mesmo assim o tempo “escapa-se-me entre os dedos”, e dou por mim com tudo por fazer. Quem tem filhos sabe bem o que isso é. E quem tem filhos e trabalha fora de casa (como eu há um ano atrás) ainda sabe melhor.

Tudo passa por uma boa gestão do tempo e organização. Eu tenho de escrever tudo, para me conseguir orientar. E acreditem que fazia as mesmas coisas quando estava a trabalhar. É só uma questão de organização.

Assim, organizo as minhas semanas da seguinte maneira: destino  dias especificos a cada tarefa, como o dia da roupa, o dia da limpeza semanal, …como vão ver:

tirada da internet
2ª Feira - cozinhar para a semana. Tento sempre fazer coisas que se possam congelar em parcelas. Isto facilita muito a minha vida, pois tenho sempre refeições “para 4” congeladas. Não custa nada e o tempo que se perde a fazer uma bolonhesa grande por exemplo, é o mesmo que se demora a fazer apenas uma pequena. E no caso da bolonhesa tenho sempre uma base que serve para imensas receitas. Assim faço em doses maiores e congelo em parcelas. Tenho sempre á mão. O mesmo acontece com o bacalhau com natas, por exemplo. Em vez de uma travessa grande, faço duas pequenas e congelo. Assim não temos de comer restos, e ganho outra refeição para mais tarde.

As segundas também são o dia que dedico para ir aos Ctt enviar as encomendas da Homemade. Faço sempre um bolo e bolachas ou biscoitos para os pequenos almoços e lanches dos miúdos.


tirada da internet



3ª feira- Dia da roupa

Como faço máquinas de roupa diariamente, tenho sempre muita roupa para engomar. Á terça é o dia que destino á roupa. Tanto para engomar, como para tratar de peças á mão.Brrrrr, é o que não gosto mesmo de fazer!!!!



4ª feira – Estou no meu estúdio, quer a organizar, a arrumar ou a trabalhar nas encomendas da Homemade. E acreditem que há sempre tanto para arrumar…



5ª feira – Limpeza geral

Começo pelas casas de banho. Enquanto “borrifo” tudo para desinfectar, vou limpando o pó da casa. Depois aspiro. Não tenho muita paciência para tratar de um quarto de cada vez. Limpo o pó da casa toda e de seguida aspiro tudo. Regresso ás casas de banho e á cozinha para acabar a limpeza. Depois de tudo lavo o chão com detergentes específicos para os dois tipos de piso que tenho. No fim, lavo os vidros por dentro e por fora.



6ª feira- “baking day”

Com a casa limpa (ou pelos menos com a tentativa disso), dedico este dia a fazer bolos e as sobremesas para o fim-de-semana. Faço iogurtes caseiros.

Também é o dia que faço a ementa semanal (de sábado a sexta), e arrumo a despensa para poder organizar correctamente a lista de compras.

imagem tirada da internet

Ao Sábado vou ás compras. Sim sou louca. Estou a semana toda em casa, e vou ao supermercado ao Sábado. É uma rotina que criei e gosto. Como onde vivo não há grandes multidões, não me preocupo, e faço as compras á vontade! É também o dia que gosto de cozinhar com os meus filhos…sobremesas, bolachas, e agora o ultimo vício: decorar bolachas! Estão a ver porque é que a minha cozinha é a alma da casa? É mesmo onde passamos mais tempo!

 
E ainda todos os dias:

-fazer as camas

-arejar todas as divisões

- andar de quarto em quarto a apanhar o que está a mais (a toda a hora)

- passar a mopa no chão para tirar o pó e os (imenssssssos) pelos do Bubas

-lavar as casas de banho

- fazer almoço e jantar

- fazer máquina de roupa e estender a mesma

- organizar a roupa dos miúdos para o dia a seguir (deixar tudo pronto de véspera é essencial)

- regar o que (ainda) tenho no jardim

- limpar a cozinha

- encher o cesto da lenha (nos dias frios) e limpar as cinzas da lareira

-dar um passeio e fazer exercício com o meu Bubas

-e muitas coisas mais que me esqueci e que vão aparecendo!



Como vêm deixei de trabalhar fora de casa, mas raramente estou parada.

Acreditem que me sinto muito mais cansada do que quando estava a trabalhar. Mas é um trabalho para mim, e para os meus. E não há nada mais gratificante do que isso e do que poder acompanhar os filhos passo a passo, diariamente. Gosto de ter tudo organizado até ao fim de semana. Adoro a vida que tenho e não a troco por nada!


 
Bom fim de semana!!!



24 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Tanta tarefa relembrou-me das coisas que tenho para fazer... :P

remall disse...

vc é super organizada, eu tenho que aprender.
a primeira coisa é saber que sou eu que tenho que fazer, pois tenho uma grande dificuldade em me prender as coisas, começo e derrepente saio e vou fazer algo completamente diferente e que não tem nada a ver com minhas obrigações, como por exemplo, olhar os passarinhos lá fora.
acho que é a falta de filhos que me deixa assim, livre , livre, livre.
crianças exigem responsabilidades.

bom final de semana

Velud'arte disse...

Olá... realmente a vida de mulher é sempre atrarefada... Tenho a certeza que ainda fazes mais coisas que agora não te lembras...
Gostei muito da parte de cozinhar bolonhesa e aproveitar a base que serve para muitas receitas... gostava que explicasses essas tuas receitas melhor paa eu aderir :)
Eu prefiro ir às compras uma vez por mês...
Grande beijoca e otimo fim de semana...

Sonia Praca disse...

Eu também quero ser assim!!!!
Olha que eu considero-me uma pessoa organizada mas tu és organizadissima!!! Eu até programo fazer imensas coisas... levo a semana toda no escritório a pensar que se estivesse em casa poderia fazer isto ou aquilo mas depois quando chego ao fim de semana a preguiça e a vontade de não fazer nada ganham!!!! :P

Bom fim de semana!!!

tarapatices disse...

Eu já te tinha dito que és a minha "heroa"!!!!
E a net, onde é que se encaixa no teu dia? Leva-me horas preciosas o que é uma chatice!
Quem me dera conseguir ser assim! A sério!!

SofiAlgarvia disse...

Excelente organização, sim Sra. Parabéns!
Eu compro à quinzena, fica mais prático para mim, porque aproveito os sábados sem crianças para essas tarefas mais aborrecidas (vicissitudes da vida de uma família "moderna").

Gostei muito deste teu post :)

Ana Burmester Baptista disse...

Sim, sim!! Não queres partilhar algumas dessas receitas? Sem bimby por favor!! Sei que a tua vida não é de sonho, porque quem está em casa trabalha tanto ou mais do que quem trabalha fora. Mas não há como olhar à volta ao fim de dia e ver tudo organizado! Também quero!!

Entre o campo e a cidade disse...

Obrigada a todas!
Tenho semanas e semanas!!! Umas correm melhor que outras...mas quanto á organização sempre fui muito metódica.Só consigo funcionar assim. Tenho sempre de ter uma rotina para cumprir. Mas engane-se quem pensa que tenho sempre tudo organizado...tento ter!

Quanto á net, está ligada todo o dia...vou dando ao "rato" sempre que posso...entre uma coisa e outra...e á noite, depois de pôr os little people na cama: é um vício!

Se acham que sou perfeita? Enganam-se! Sou exactamente igual a vocês!!! Tento ser todos os dias melhor!
Bom fim de semana para vocês todas que são uma QUERIDAS!!!!

Margarida disse...

Também gostei muito deste post. Não só pela organização e método que demonstraste, mas sobretudo porque admiro imenso as mulheres que, podendo, abdicam de uma carreira em prol da família. Não sei se sentes pressão nesse sentido. Eu também adoro a vida que tenho e sou muito feliz assim, mas ainda vem a cobrança (já foi pior do que é agora) de trabalhar só em part-time e de o meu emprego não ter a ver com o meu curso. Mas eu não me importo nada. Porque ninguém me tira o tempo feliz que passo com o meu filho e o tempo feliz que passo em dedicação à família. Esta é a minha maior recompensa. Bom fim-de-semana.

Lina disse...

Gostava de ser assim!Parabéns! Sou um pouco caótica, mas já melhorei muito. Gostei muito desta mensagem, obrigada por partilhares!
Beijinhos e bom fim de semana

Patrícia S... disse...

Que organização sim senhora. Eu faço um esforço por ser organizada, mas como não gosto nada de rotinas e dias e semanas iguais, vou variando muito. Mas gostava de conseguir ser assim! Parabéns.

Mãe da Rita disse...

Eu também já trabalhei em multinacionais com horários abusivos, já trabalhei em part-time e agora que sou mãe a tempo inteiro posso dizer que é a função mais extenuante e absorvente que já desempenhei. Claro que também é a mais compensadora e a que me deixa mais orgulhosa de mim :-)
Bom fim-de-semana!

Marta disse...

Olá!!
Só agora descobri o seu blog e fiquei viciada!!! É maravilhoso e temos muito em comum. Parabéns!

Pergunto lhe se me sabe dizer onde posso comprar Green Gate em Portugal.

Se lhe for possivel pode me responder para marta.boldt@iol.pt


Obrigada
Bjinho

Anónimo disse...

Menina já fiquei cansada só de ler. Um grande exemplo. Bjs Eliane

Flor de Alfazema disse...

Eu sou organizada, mas você é muiiiiito mais. Parabéns pela sua dedicação. bjs Umdianocampo.blogspot.com

paula disse...

Admiro-a cada vez mais minha querida. Sei o que é ter em casa muitas pessoas (6) e o que custa, nunca fui tão organizada, deu-me uma ideia para um post.
Entre todas as tarefas onde arranja o tempo para o crochet e leitura?
Parabéns se eu algum dia crescer quero ser assim

Várias Paixões disse...

Realmente nós mulheres estando em casa ou não temos sempre tanto que fazer, meu Deus, agora a ler-te até fiquei cansada...lol, mas quando andamos a fazer as coisas , queremos é despachar para a tarefa seguinte e nem há tempo para pensar muito....
Boa Mila, bj grande

{entreter os dias} disse...

Que maravilha, adorei ler cada pedaço de amor :)
A vida de dona-de-casa é dura muito dura, mesmo.
Um beijo de admiração e [vá confesso] inveja [da saudável e da quem me dera]

•♥ Sra. N ♥• disse...

Me casei tem 9 meses, e tendo tentado muito me organizar em casa após o trabalho, e querendo q sobre tempo pra cuidar de mim. Ainda não encontrei o meio termo.

Sinto-me perdida as vezes.

Joana disse...

Oi Mila, impressionante sem dúvida! Mas posso, também, dizer que sou obssessiva por organizacao em todos os aspectos da minha vida, mas a questao de trabalhar por turnos nao ajuda a ter a vida organizada como gostaria, no entanto, tento fazer mais ou menos como tu. O que mais me assustou é que ainda nao tenho filhos e nao costumo fazer bolos (algo que gostava de instituir) e mesmo assim nao me sobra mais do que 1 dia para os meus crafts, quando sobra. Como será quando os filhos vierem, será que vou elouquecer?! Só uma questao: Lavas as casas-de-banho todos os dias???? Eu lavo 1x por semana e perco facilmente 2 horas. Nao me imagino a faze-lo todos os dias. Como o fazes?
Beijos Joana.

Unknown disse...

Antes de mais os meus parabéns pelo seu estilo(que eu moooorrrro de inveja de não ter)
Adorava ter tão bom gosto...mas enfim!!
Gosto muito das suas ideias e sugestões, (algumas já estou a por em prática).
Se não for abuso,... que tipo de cortinas para a cozinha...fazem o seu estilo???

beijufas e obrigada

Anónimo disse...

Olá,

Adorei a tua organização.

Bj

amora disse...

Olá,

Também sou mãe a tempo inteiro... e gostei do blog e deste post em particular. Sem dúvida que a organização é fundamenteal para termos tempo para tudo. Eu estou ainda a habituar-me a planear as tarefas para melhor aproveitar o tempo. Obrigada pela partilha :)

Concha disse...

Extraordinária organização... tenho muito a aprender!